Apesar de existirem como procedimentos estéticos há algum tempo, as técnicas de Harmonização Orofacial ainda deixam dúvidas em grande parte da população e mesmo entre profissionais da saúde.
Harmonização facial é um procedimento que envolve o uso de uma ou mais técnicas estéticas para corrigir imperfeições e melhorar características do rosto, com intenção de promover simetria e equilíbrio, para que todo o conjunto da face esteja harmônico.
O Cirurgião-Dentista, desde o primeiro ano de graduação no curso de Odontologia, tem como foco os estudos relacionados à face. Por essa razão, é um profissional altamente capacitado para os exercícios profissionais dedicados a essa área, sendo eleito para realizar cirurgias faciais reconstrutivas de grande porte e alta complexidade em todos os hospitais do país.
Em consonância com a legislação vigente, é importante alertar a população que não se deixe enganar por propagandas que só visam a mercantilização da saúde, assim como usar fotos de pacientes em condição de sofrimento atribuindo, supostamente, o problema à imperícia de outros profissionais, sem apresentar provas públicas de tais fatos.
Biomédicos e dermatologistas também fazem harmonização do rosto, mas escolher um dentista permite realizar procedimentos que se complementam.
Escolhendo o dentista, você trata sua pele, as formas e contornos do rosto e o seu sorriso. Sua imagem fica mais valorizada porque, enquanto você ressalta seus lábios e elimina rugas, por exemplo, pode corrigir dentes tortos, inclusive, utilizando um dos tipos de aparelho estético, para não impactar a imagem. Ou mesmo fazendo algum clareamento, facetas de porcelana ou resinas para deixar o sorriso ainda mais bonito.