Sinto dores na região da cabeça,mas não sei se é dor de dente.

São amplamente denominadas de dores orofaciais, as dores na região da cabeça, na face, pescoço ou boca.  Na população brasileira as mais comuns são as dores de dente, as dores de cabeça (cefaleias), na articulação temporomandibular, as nevralgias e as dores de origem muscular.

Situações de Dor Orofacial, onde o paciente refere uma dor, que nem sempre é de fácil diagnóstico e localização também acontecem na rotina diária.

O cirurgião dentista ocupa papel essencial nesse desafio que é a Dor Orofacial, pois a dor intrabucal é a fonte mais comum de Dor Orofacial. Muitas vezes o diagnóstico da Dor Orofacial passa por etapas de exclusão, onde possíveis causas de origem têm que ser investigadas com exames clínicos, de imagem, laboratoriais e encontrando-se alterações infecciosas, traumáticas, tumorais etc., estas deverão ser eliminadas primeiramente antes de prosseguir a pesquisa de novos fatores determinantes de dor. Um dos exemplos clássicos de Dor referida são as dores referidas na face, muitas vezes lembrando dores de dente ou de cabeça que são expressas nas DTMs (Disfunções temporomandibulares, onde articulações e ou músculos adjacentes podem estar envolvidos)

Independentemente da causa da dor e, até mesmo, da presença de outros sintomas que podem estar associados a ela, o tratamento é multidisciplinar, porém voltado para a área especifica e com várias medidas preventivas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin